A ARTE E A ALEGRIA DE JOGAR FUTEBOL DE MESA

Caros leitores. Quem joga futebol de mesa, gosta de uma boa partida com seus amigos. Eu, particularmente, gosto de jogar com qualquer tipo de 'bolinha' e regra. Porém, é explicito que tenho uma tendência para a 'bola quadrada' - vulgarmente falando, o 'dado'. Seja em qual regra for e qual tamanho de jogador for.
Por questões óbvias, me associei a um clube (desde 2002) e por várias vezes, disputei torneios a nível estadual, nacional e até internacional, sendo federado. Mas jogar em ligas com regras oficiais e regras não oficiais também. E é muito gostoso, pois você consegue misturar competitividade com nostalgia. Mas a organização e a competitividade de um clube e um campeonato de uma Federação é bem maior e o clima é bem mais 'profissional' e tendo cada um com suas 'vantagens'.
Ultimamente tenho me revezado entre esses dois 'lados', jogando torneios em 'ligas amadoras' e 'profissionalmente' em um clube - apesar de não estar mais federado desde julho.
Porém, divido minhas atenções e não participo de apenas uma 'liga amadora' - mas digo com toda franqueza que em 70% de minha vontade,  prefiro jogaros campeonatos federados e os 30% de minha vontade de frequentar tais 'ligas amadoras' - é uma relaxada básica. Apesar de que, o pessoal dessas 'ligas amadoras' levam a sério e acabam criando rivalidades desnecessárias até algumas desavenças. O que mas importa é jogar o futebol de mesa com a maior alegria possível e conviver harmoniosamente com todos os 
Bom, sinceramente, o importante é jogar futebol de mesa e debater sobre  os jogos! Ótima leitura