Vamos falar de nossa paixão por esse hobby/esporte que 98% dos brasileiro teve (e tem) o prazer de, ao menos uma vez, jogar uma partida.
O futebol de mesa, ou jogo de botão, é um jogo que se assemelha bastante com o futebol de campo. Onze jogadores, duas balizas, quatro linhas e dois 'técnicos' que dão vida aos seus jogadores e têm o objetivo de fazer gols. Há diversos tipos de "bolinhas" e, consequentemente, vários tipos de regras. Cada pessoa se adapta a jogar naquela 'bola'/regra que tem maior habilidade. Algumas vezes, tem habilidade em duas ou até todas as regras. Há quem jogue todas as regras somente por ser completamente apaixonado pelo futebol de mesa.
Há os fabricantes, que fazem com mãos 'suaves' os botões para venda e fazem também de acordo com nosso gosto. Eu costumo dizer que pode haver times parecidos, mas cada time é exclusivo para seu 'técnico'. Único e apaixonante. Escalado do jeito que queremos. Podendo ser a escalação do time campeão de um título inesquecível para o técnico ou ser a escalação dos craques de todos os tempos deste time, fazendo com que joguem juntos um craque de 1930 e um craque de 2014. Isso vai da imaginação de cada técnico.
Quem gosta de futebol de mesa, acaba por abrir fronteiras e indo a lugares mais distantes de sua casa, até cidades mais distantes, para jogar este apaixonante hobby/esporte. Eu sou um exemplo disso. Já fui a Macaé, Cabo Frio, Resende, Nova Friburgo, Duque de Caxias só para jogar campeonatos de futebol de mesa. Fora outras cidades em que há Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.
Isto é apenas um resumo para mostrar a paixão pelo futebol de mesa. Antigamente havia uma mesa em cada esquina. Perdemos espaço para video-games e computadores, mas hoje estamos recuperando essa diversão e já começa a voltar a ter uma mesa em cada condomínio para pessoas de várias idades jogarem e usarem a imaginação.
Então vamos continuar recuperando esta diversão. Até mais e bons jogos!