DOMINGO DE FUTEBOL! DE MESA!

Linda manhã de sol, um belo domingo. Bem cedo, relógio marcava 06h35min, levanta-se da cama o garoto Miguel, apaixonado por futebol e pelo futebol de mesa, torcedor ferrenho do Vasco da Gama. Paixões herdada de seu pai outro apaixonado pelas mesmas coisas.
E nessa manhã linda de sol, deste domingão, ao levantar cedo da cama, Miguel já foi logo dizendo em bom som:
- Hojé é dia! Hoje tem! E hoje é clássico! E clássico carioca!.
Seus pais preparavam o café da manhã, enquanto Miguel preparava o campo de jogo, os craques e os pequenos detalhes. Era dia de um charmoso clássico carioca em seu campeonato interno e ainda era uma disputa pelas primeiras posições. O referido clássico carioca seria disputado entre Vasco da Gama x Botafogo, relembrando os velhos e bons tempos e também os craques que passaram por estes dois tradicionais clubes.
Após tomar o café da manhã, relógio marcando 10h00min. Horário em que Miguel dá início à partida do tradicional clássico carioca. Jogo recheado de craques do passado e que jamais conseguiríamos vê-los jogando juntos, por força das devidas épocas de cada craque.
Partida de dois tempos de doze minutos cada tempo, com intervalo de três minutos, com toques livres. E em campo haviam craques como Garrincha, Nilton Santos, Túlio Maravilha, Maurício - eram alguns nomes da equipe de General Severiano - e Roberto Dinamite, Romário, Edmundo, Ademir e Belini - eram alguns nomes da equipe de São Januário.
E o jogo corria bastante equilibrado, bons ataques e chutes perigosos para ambas as equipes. E faltando três minutos para o fim do primeiro tempo, fortes emoções tomaram conta do clássico. Aos nove minutos e aos dez minutos, Botafogo 2x0 - Garrincha e Túlio marcaram. E no minuto final, pressão do Vasco, erros fatais da zaga do Botafogo, eis que surgem mais gols. Aos onze minutos e vinte segundos, Romário marca, aos onze minutos e quarenta e cinco segundos, foi a vez do Roberto Dinamite e aos doze minutos e dez segundos, último chute, e Edmundo vira o placar para o Vasco da Gama. Fim do primeiro tempo e o placar marca Vasco da Gama 3x2 Botafogo.
Empolgado com seu clássico matinal, Miguel fez um belo resumo aos seus pais, como se o jogo estivesse em alguma transmissão televisiva ou radiofônica e ele fosse um profissional já de muitos anos, devido à boa desenvoltura de seus comentários.
Tudo certo para o início do segundo tempo, rolou o dadinho no tablado esverdeado, de madeira. E o jogo manteve-se do mesmo nível técnico altíssimo que foi no primeiro tempo. Chutes fortes e perigosos para as equipes. Aos sete minutos, Maurício invade a área e chuta rasteiro no canto, Acácio desvia com as 'pontas dos dedos', a bola resvala na trave e vai para fora. trinta segundos após, Odvan pega no meio e arrisca de longe. O dadinho explode no travessão e vai pra fora.
Aos onze minutos e cinquenta segundos, Romário recebe o dadinho na meia-lua e chuta forte pro gol. O goleiro 'espalma' para frente e Romário completa de cabeça para dentro do gol, no mesmo canto direito que chutou. Vasco da Gama 4x2 Botafogo.
O Botafogo deu a saída e Maurício arriscou da intermediária. O dadinho triscou o pé da trave e saiu. O apito soa e termina o clássico. O placar indica a boa vitória do Vasco da Gama por 4x2 sobre o Botafogo. Gols de Romário (2), Roberto Dinamite e Edmundo para o Vasco. Gols de Garrincha e Túlio Maravilha para o Botafogo.
E assim foi o clássico matinal do majestoso campeonato do pequeno Miguel, que sempre acontecem nos fins de semana, com jogos pela manhã e ao fim da tarde. E quanta paixão pelos bons jogos e pelo futebol de mesa que tem um menino de apenas dez anos de idade.