CAMPEONATO BRASILEIRO EQUIPES DADINHO 2016 - RESENHA

NoS dias 20 e 21 de fevereiro, foi realizado nas dependências do Tijuca Tênis Clube o VIII Campeonato Brasileiro Interclubes Modalidade Dadinho, tendo como campeão o Tijuca TC. Foram realizados muitos jogos entre essas duas datas, um duro caminho para a conquista do tão cobiçado título nacional. Uma competição diferente do formato em que é disputado o campeonato estadual, o qual é chamado: “tiro-curto”, onde 04 elementos de uma equipe enfrentam 04 elementos da outra equipe apenas uma vez, em outras palavras, neste torneio um erro pode ser fatal só ganha quem está 100% e mesmo não precisa somente de um nessas condições, devem que ser todos, o que torna a competição tão empolgante e competitiva.

No 1º dia as equipes foram divididas em 2 grupos com 12 clubes, que se enfrentaram em 11 rodadas para definir quem teria acesso a Série Ouro e quem realmente cairia para as Séries Inferiores. Após muitos jogos e muita vibração os seguintes clubes: America FC/RJ, River FC (A)/RJ, Piedade TC/RJ, CR Flamengo(A)/RJ, Tijuca TC / RJ, CR Flamengo (B)/RJ, Fluminense FC/RJ, E.C São Carlos/Futrica/MG, River FC (B)/RJ, Nova Friburgo FC/RJ, CR Vasco da Gama / RJ e Clube dos 500 (A)/RJ avançaram à Ouro e os clubes: Clube dos 500 (B)/RJ, Resende FA/RJ, Serrano FC/RJ, Clube Curitibano/PR, AABB (A)/DF, Prainha/Rio Novo/MG, Tupi JF/MG, Bonsucesso FC/RJ, AABB (B)/DF, Maria Zélia/SP, A. Portuguesa JF – Futrica/MG avançaram à Bronze. Destaque para as equipes do America FC/RJ e River FC (A)/RJ que inicialmente foram comprometidas, usando muita garra e muita técnica para conquistar uma campanha invicta com 9 vitórias e 2 empates em 11 partidas, digna de um time campeão e entraram como favoritíssimas ao título nacional.

No 2º dia, como se diz na gíria: “era à vera!” Os atletas entraram concentradíssimos, porque na 2ª fase qualquer erro seria realmente fatal e iria pôr a perder todo um planejamento traçado. Piedade TC/RJ, Tijuca TC / RJ, E.C São Carlos/Futrica/MG, Clube dos 500 (A)/RJ, River FC (A)/RJ e River FC (B)/RJ se enfrentaram pelo Grupo A da Ouro e CR Flamengo (A)/RJ, CR Flamengo (B)/RJ, America FC/RJ, Nova Friburgo FC/RJ, Fluminense FC/RJ e CR Vasco da Gama / RJ.

Após completar o hexagonal da Ouro, avançaram à elite do futmesa nacional os Clubes: Tijuca TC, River FC (A e B), E.C São Carlos/Futrica/MG, America FC, CR Flamengo (A), Fluminense FC e Nova Friburgo FC. Dois destaques negativos nessa 2ª fase foram a eliminação precoce de Piedade TC e CR Vasco da Gama, o primeiro fez uma campanha irretocável na 1ª fase e disparou como favorito ao título nacional, o Piedade TC pôs uma equipe muito forte, mas no fim sucumbiu para a equipe mineira e desceu para a Série Prata Final. Já o CR Vasco da Gama que em 2015 terminou na 7ª colocação da Série Ouro Final, em 2016 com as novas contratações e a equipe mais acertada do que na temporada anterior tinham esperanças de conseguir melhorar a campanha de 2015 ou até mesmo disputar o título, mas viu o planejamento ir por água abaixo após uma sequência de resultados ruins e ainda se viu empatado com a equipe de Friburgo e mesmo assim por critérios técnicos da 1ª fase não logrou êxito e sucumbiu à Série Prata Final.

Na Bronze, Clube 500 (B), Serrano FC, Resende FA e AABB (A)/DF conseguiram avançar para a Série Prata Final se juntando a: Clube 500 (A), Piedade TC, CR Vasco da Gama e CR Flamengo (B).

A Série Bronze Final, uma espécie de 3ª divisão do Campeonato Brasileiro foi figurada por clubes iniciantes e por aqueles que tentaram e infelizmente faltou algo para chegarem, mesmo assim não tira o brilhantismo da competição, pois é uma divisão bastante difícil de se vencer e os resultados são bem improváveis, que está melhor preparado vence. Destaque para a equipe do Tupi JF/MG que se inspirou no “rolo compressor” e venceu “quase” todos seus adversários e sagrou-se Campeão da Série Bronze do VIII Campeonato Brasileiro de Dadinho. Outro destaque vai para a jovem equipe do Bonsucesso FC, que em sua primeira participação subiu ao pódio após vencer o “rolo compressor de Minas Gerais” no “tem chute!” na última rodada e terminou em 4º lugar da Série Bronze, parabéns aos Leões da Leopoldina, que demonstrou capacidade e superação na primeira participação do campeonato nacional, essa equipe tem futuro.

A Série Prata Final, a 2ª linha da elite nacional, contou com alguns clubes tradicionais no Rio de Janeiro, CR Vasco da Gama, CR Flamengo (B), Clube 500 (A e B), Piedade TC, Resende FA, Serrano FC e AABB (A)/DF. Essa série contou com novas surpresas, se o Piedade TC era favorito ao título nacional, imagina da Série Prata, mas não foi isso que vimos. Fruto de um excelente planejamento, a equipe de Duque de Caxias, Clube 500 (A), fez uma campanha irretocável nesta série, perdeu apenas para o Piedade TC e empatou contra a AABB (A)/DF e viu seu adversário direto, Piedade TC empatar seu último jogo contra o CR Vasco da Gama, enquanto venceu seu confronto contra a forte equipe do CR Flamengo (A), sagrando-se Campeão Brasileiro da Série Prata, tendo como vice o próprio Piedade TC, que mesmo caindo de série lutou até o fim, mas a festa foi mesmo para Duque de Caxias. Parabéns a toda equipe do Clube 500 que lutaram e literalmente agarraram esse título com os dentes, parabéns ao Sr. Washington Costa Freire, diretor do departamento de futmesa do clube, que viu todo seu planejamento e esforço materializado, grande incentivador do esporte.

Na Série Ouro Final, a elite nacional, onde só os melhores preparados figuram, são os protagonistas deste esporte, buscam jogo a jogo o aperfeiçoamento, pois ali não tem espaço para o “mais ou menos”, nesta série realmente só os fortes participam. Estava reservado para este domingo feitos históricos, de lutas, sangue nos olhos e muita vibração, a emoção à flor da pele. Na 1ª Rodada o que já se esperava, America FC líder, o único a vencer uma partida. Na 2ª rodada a surpresa, o River FC (A) venceu o America FC por 3×1, o que embolou o grupo e o próprio River assumiu a liderança. Na 3ª rodada passou a se desenhar a campanha do campeão, Tijuca TC e CR Flamengo (A) venceram seus jogos, enquanto os favoritos America e River empataram e perderam suas partidas respectivamente. A partir da 4ª rodada o Tijuca iniciou a sua trajetória para marcar de vez o seu Bicampeonato e não perdeu mais nenhum ponto, apenas venceu todas. O America FC venceu “quase” todas, mas entrou na última rodada contra o próprio Tijuca TC sem chances de alcançar o título e acabou sendo derrotado por 2×1 para a equipe da casa.

Após a conquista do título, Renato Santiago, atleta do Tijuca TC, bastante emocionado com a vitória, falou da importância de um planejamento de um departamento, de uma preparação bastante adequada e citou exemplos de superação de vários integrantes da equipe, que iniciou a preparação desacreditada, mas com muita força de vontade e foco no título, retiram da cabeça esses pensamentos negativos e passaram a pensar como campeões e no fim o fruto de todos os esforços foi receber o caneco em casa.

Como manda a tradição, as equipes visitantes (equipes de fora do Estado do Rio de Janeiro) além de disputarem o troféu maior, disputam também o torneio de melhor equipe visitante, neste ano a grande campeã foi a equipe mineira do E.C São Carlos/Futrica/MG, seguida por AABB/DF vice-campeã e Tupi JF/MG 3º lugar, realmente Minas dominou o Rio de Janeiro, com duas equipes no pódio dos visitantes.
Parabéns a todos os participantes deste VIII Campeonato Brasileiro da Modalidade Dadinho, os que moram na cidade do Rio de Janeiro e também pelo esforço realizado pelos integrantes de equipes de fora do estado que com muito esforço vieram de longe para poder disputar esse campeonato tão difícil e tão charmoso ao mesmo tempo.

Parabéns também às equipes campeãs que demonstraram preparo além do normal e demonstraram isso na mesa, com muito suor, garra e superação, Tijuca TC que conquistou o título em casa, ao Clube 500 (A) que na garra levantou o título da prata e o Tupi JF/MG, que como um “rolo compressor” levantou o caneco da bronze.

Agradecimentos ao vice-presidente da modalidade dadinho na CBFM, o Sr. Ronald Neri e o vice-presidente da modalidade na FEFUMERJ, o Sr. Alexandre França Aires, que mais uma vez realizaram uma competição a nível de primeiro mundo, bem clara, bem objetiva, sem problemas, vocês com certeza propuseram à todos os atletas ali integrando um fim de semana de puro futmesa, com um ambiente competitivo e de muita amizade também.

Agradecimentos especiais aos Srs. Paulo Maciel e Jorge Amaro, Presidente e Vice-Presidente do Tijuca Tênis Clube, que por mais um ano disponibilizou o salão nobre do clube para que a CBFM pudesse realizar mais uma competição nacional do mais alto nível. Grandes incentivadores deste esporte tão maravilhoso que é o futmesa.

Texto: Daniel Pereira de Castro – Diretor de Comunicação da Modalidade Dadinho FEFUMERJ