FALANDO DA TEMPORADA 2013 ATÉ SETEMBRO

Bom, venho escrever mais uma coluna neste ano de 2013 repleto de novidades e voltas... Houve a volta do River F. C. e sua equipe, para as disputas do Campeonato Brasileiro de Equipes e o Campeonato Estadual de Equipes, após a temporada de 2012 licenciado. E depois de 5 anos longe das disputas a nível estadual e nacional voltei a me federar e jogar as competições oficiais.
Participei do Campeonato Brasileiro de Equipes, onde o meu clube chegou honrosamente em 4º lugar e joguei 3 Etapas do Estadual Individual do Rio de Janeiro (na AABB - Tijuca) e mais 2 Copas Interior (a primeira em Cabo Frio e a segunda em Duque de Caxias), faltando a 4ª e última etapa.
Fiquei de março de 2009 até setembro de 2011 sem jogar uma partida sequer e nesse período muita coisa aconteceu em minha vida. Voltei a morar no bairro onde sou nascido e criado, nasceu meu herdeiro - hoje com 03 anos, ensaiei minha volta à A. A. Portuguesa - onde considero ainda como extensão de minha casa - e acabei me filiando ao River F. C. - onde também posso considerar extensão de minha casa.
Usei esse período de setembro de 2011 até dezembro de 2012 como uma 'pré-temporada' e uma 'readaptação', pois foram dois anos sem jogar. Confesso que tive e ainda estou tendo dificuldades nesta 'readaptação' apesar de não ser nenhum craque. E, durante este ano, estou honrando aquele velho ditado de que "treino é treino e jogo é jogo" e eu sou outro nas etapas, me transformo. Só que o certo é jogar os treinos como se fossem jogos de etapas, para que sirvam de parâmetro para continuarmos com o nível e com a coesão dos treinos, nas próprias etapas.
Após estas 3 etapas e as duas Copas Interior, estou na 24ª colocação no ranking da Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro. Há divisão por idade (sub-14, adulto e sênior) e por série (ouro e prata). A cada etapa sobem os quatro primeiros da série prata para a série ouro e descem os quatro últimos da série ouro para a série prata. E há premiações para os oito primeiros colocados em cada série. Ainda não consegui premiação, mas estou tendo resultados surpreendentes. Consegui avançar às oitavas em duas de três etapas e somei pontos importantes nas Copas Interior. Sendo que na primeira etapa ficou um gostinho amargo na boca após ser eliminado nas oitavas, pois tive a certeza de que poderia ir mais longe na classificação. Abri mão de disputar a Copa do Brasil Individual e o Campeonato Brasileiro Individual por serem em cidades distantes e não estarem dentro das possibilidades de meus orçamentos.
Nesta análise nas proximidades do fim do ano, podemos dizer que não foi um ano perdido. Fizemos novas amizades, pegamos mais experiências e ainda participamos de torneios em regras similares à regra em que todos nós começamos a jogar este saudoso hobby/esporte. Voltei a viajar e jogar em outras cidades, consegui refazer meu plantel, tendo peças novas no elenco, me adaptei a mudanças para encarar os adversários de igual para igual e o principal, reencontrei velhos amigos e descobri quem realmente está ao nosso lado e quem posso descartar a amizade e apenas manter como colegas.
Aproveitarei estes dois meses que teremos até a 4ª Etapa e treinarei forte para obter uma colocação bem melhor na etapa e também no ranking. Nos reuniremos internamente no clube e depois deste reunião, decidirei o que farei. Bom, vamos lá que as mesas vão tremer nesses dois meses de treinamento forte. Deixa a Estrela Guia brilhar lá no céu.