O PRAZER DE JOGAR UMA COMPETIÇÃO INDIVIDUAL OFICIAL

Após um período afastado de competições oficiais, no próximo dia 13 de abril de 2013, disputarei mais uma etapa do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro - Série Prata, a primeira deste ano. Digo que é um prazer porque é um esporte ao qual sempre foi nossa brincadeira. Mesmo que seja uma competição que temos que levar a sério, nossos treinos são baseados na diversão desse esporte que é mais hobby do que propriamente esporte. Me federei em 2002, através do amigo Marcelo Coutinho, que me incentivou a jogar as diversas modalidades existentes. Joguei Bola 12 Toques, joguei a Regra Baiana (1 toque), joguei apenas um torneio de Pastilha, mas o que sempre joguei, desde meus sete anos, foi Dadinho. Fiz inúmeras amizades ao longo destes onze anos de federado. Alguns se tornaram amigos pessoais, inclusive tendo um amigo se tornado meu padrinho de casamento.
Disputei vários torneios pela Federação e visitei várias cidades do Estado do Rio de Janeiro. Tive ótimas histórias nos torneios disputados. Confesso que não sou um craque na mesa nem um jogador na média ou acima da média. Meu nível técnico também não é dos piores, pois quando quero jogar, consigo alcançar alguns objetivos. Mas atualmente, meu nível de jogo está muito aquém do pouco que sempre foi. Assumo isso sem vergonha nenhuma, pois o que vale é o amor a este esporte/hobby. Considero-me muito mais útil fora das quatro linhas desenhadas nas mesas. Sendo que sinto o mesmo prazer ajudando nos bastidores que tenho ao jogar o futebol de mesa.
Sinto uma emoção e um animo muito grande para jogar esta Primeira Etapa do Estadual do Rio de Janeiro, como se fosse a minha primeira vez. Mas não há aquele nervosismo nem frio na barriga porque hoje a experiência fala mais alto. Obtive resultados expressivos na mesa, contra adversários muito superiores, como também alguns desses adversários me aplicaram "surras" históricas. Perdi uma única vez (no Dadinho) por dois dígitos (2x10), em 2006. Mas hoje uso a experiência para não levar outra "surra" dessa. Apesar que eu levei uma 'chinelada' de 2x9 este ano de um rapaz, companheiro de clube, que joga pouco e quase não há mais espaço, em sua casa para, seus troféus conquistados.

O mais importante nesta competição que está por vir, e a qual participarei, será o reencontro com velhos conhecidos e a possibilidade de fazer novas amizades. E deixo bem claro a todos que este é o meu maior prêmio nessas competições. Mas é como um grande amigo meu diz: "Ninguém sai de sua casa, no subúrbio, pensando em ser vice-campeão! Tem que partir para cima e conquistar o topo!" Há muita história para contar e virão muito mais por aí. Então deixa brilhar nossa Estrela Guia. Preparem as palhetas porque as mesas vão tremer!


(Em 07/04/2013)